23 de maio de 2010

Figurinhas da Copa

Ricardo, Bruno e Sarita, álbum em família



Praça com fama de campeã



Francisco e seu filho Luiz, preço justo e certeza de bons negócios





Ricardo com o pequeno Murilo, que guarda seu "tesouro"



Quando cheguei timidamente ontem à pracinha na R. 23 de Maio em Jundiaí, não imaginava o quanto renderia para dar uma turbinada no meu álbum. Um ponto de troca de figurinhas, muito conhecido de outras Copas do Mundo.
Estava praticamente tomada por pessoas, que munidas de listas, pranchetas, planilhas e algumas poucas que se arriscam, como eu, com seus Álbuns da Copa na mão.
Não é necessário falar muita coisa, se identificar ou entrar numa fila, basta ir.
Assim que se chega alguém pergunta: "Tem figurinha pra trocar?", quando se dá conta, já faz parte desse grupo, e em pouco tempo, já entende a dinâmica da praça.
Enquanto procuro virando as páginas, e olhando número por número, ouço o garoto que me espera um pouco sem paciência, eu terminar de conferir o "bolo" de figurinhas; "porque você não faz uma lista?", dica de quem já tem experiência no assunto. Confesso que fiquei um pouco sem graça, mas lembrei na hora o que fiz com a página que tinha a tabela, ficava bem no meio do álbum, atrapalhando a visualização da seleção de Gana, joguei fora. Nessa primeira negociação rendeu 8 figurinhas, nada mal, pra quem deu apenas o primeiro passo.
"Quem tem o Kaká?", grita um homem, o Sr. Francisco que conferia as minhas figurinhas repetidas, ele avisa que tem, quando é questionado sobre o valor desse jogador, que vai pra Copa, (descobri que, não é porque estão no álbum que estão convocados, isso é um pouco frustrante, mas deixa pra lá), "R$ 0,15 não vamos inflacionar o mercado" e o negócio é fechado ali mesmo.
Seu filho Luiz Otávio de 8 anos, empolgado na possibilidade de completar seu álbum, me anima também; "uia uma logo de prima, outra logo de segunda" e assim trocamos 12 e paguei mais 8 a R$ 0,15.
Com isso fica fácil e prazeroso relembrar, essa diversão da infância, a de colecionar álbuns de figurinhas, como fazia Sr. Sérgio, que acompanhava seus dois filhos, Murilo de 4 e Matheus de 7 anos; " é o barato da família", ele diz isso com um tom de nostalgia.
Quem mostra isso é uma família, que muito a vontade, sentados e organizados faziam suas boas trocas. Ricardo deixa claro que a princípio o álbum era pro filho Bruno de 6 anos, mas ele abandonou, Sarita conta que entrou de gaiata, para acompanhar o marido e o filho. "Vim e peguei gosto!".
É, pelo jeito não foi só ela.

2 comentários:

  1. Imagino como foi divertido, deu vontade de participar da brincadeira.rs Mas eu nem tenho álbum.kk De qualquer forma seu relato me fez mergulhar nesse mundo e imaginar como deve ter sido bom e divertido, é bom mesmo manter sempre uma chama na nossa criança interna, ela nos ajuda a caminhar. Não é atoa que Jesus nos diz que temos que ser como elas, ter fé, a senssilidade e alegria que só elas tem. Ai, to precisando de uma dose maior da minha criança.rs
    Beijos
    Amei seu post!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Simone!
    Que legal seu blog... Adorei.
    Te sigo! Bj

    ResponderExcluir